34v31
Este aumento se fez necessário devido a perca de água que ocorre durante toda a extensão do Canal, fazendo com que em seu trecho final chegue uma quantidade de água bem menor do que a coletada em seu início.
Foram identificados muitos pontos de vazamentos na extensão do Canal. Fazendo com que uma grande quantidade de água acaba sendo extraviada devido à falta de manutenção. De acordo com a comissão e a ANA vazão pôde ser aumentada para 1200 L/s, com verificação concomitante das suas condições operacionais, evitando vazamentos e risco à sua estrutura. Ainda de acordo com o documento, nos próximos dias, caso seja necessário, será realizado o ajuste progressivo para atender demandas no Canal e no rio Pataxó, até a vazão máxima de 1500 L/s. Será realizada ainda uma fiscalização ostensiva do Canal e dos usos da água por ele atendidos por parte dos órgãos estaduais competentes.
Para o aumento da vazão de águas para o Canal do Pataxó a comissão e a ANA explicitou ainda a necessidade de recuperação imediata de vazamentos ou desvios existentes no Canal pelos órgãos competentes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte - SEMARH e IGARN, devendo articular parcerias com as prefeituras locais e os usuários beneficiados.
Estiveram acompanhando a equipe que realizou o trabalho, o chefe departamento da secretaria de agricultura, Airton Rodrigues, os vereadores, Luciana Melo e Wlisvan Gomes.
Fonte: Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte – IGARN.
_
Nenhum comentário: 37496h
Postar um comentário