34v31
As atividades foram iniciadas ainda na sexta-feira (26) com a realização de uma blitz educativa em Mossoró. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito de Mossoró que contribuiu nas abordagens educativas informando os motoristas e motociclistas sobre regras de conduta e circulação no tráfego, porte legal do CRLV e da CNH em dia, obediência aos limites de velocidade, o não uso de celular ao volante, entre outras orientações focadas na preservação da vida e no aproveitamento de um veraneio sossegado.
As medidas educativas se estenderam durante a noite da sexta e o dia do sábado onde os técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran (Coefi) foram aos bares com o projeto Bafômetro Amigo, que tem o objetivo de alertar os cidadãos sobre os perigos da mistura álcool e direção. A ação foi aplicada nos bares da Mossoró e na área de banhistas nas barracas situadas no litoral da praia de Tibau.
A atividade consiste em abordar os cidadãos nos bares e mostrar o funcionamento do bafômetro, realiza o exame educativo e falar sobre a legislação e as punições istrativas e penais tipificadas no ato de dirigir veículo automotor sob efeito de álcool. Os usuários tiveram a oportunidade de manusear o equipamento, fazer o teste de alcoolemia e perceber o enquadramento de cada resultado dentro de uma hipotética realidade, apresentando naquela situação, quais seriam as responsabilidades legais por dirigir sob influência do álcool.
“Nosso objetivo é orientar os condutores, mostrar que acidentes e mortes são comuns quando se dirige sob influência de álcool. Levar uma mensagem de volta segura para casa, voltar em paz, sem problema. Bebeu, volta para casa de transporte de aplicativo, táxi, ônibus, motorista da vez”, comentou a coordenadora de Coefi, Michele Macedo.
As blitzen educativas e a ação Bafômetro Amigo são atividades de fortalecimento da cultura de respeito a vida e as regras do trânsito que estão sendo desenvolvidas pelo Detran durante a Operação Verão 2024. Novas atividades educativas continuam no litoral potiguar até o final do período de carnaval.
Nenhum comentário: 37496h
Postar um comentário